Um grupo de piratas informáticos ainda não identificados publicou na Internet dados pessoais de políticos de todos os partidos alemães com representação parlamentar exceto o Alternativa para a Alemanha (extrema-direita).

Os hackers tiveram acesso aos contactos, endereços postais, assim como documentos internos do partido, documentos bancários pessoais e informações confidenciais sobre o ambiente familiar, noticiou o canal de informação RBB

Os dados foram publicados nas redes sociais antes do Natal, mas só começaram a ter destaque na noite de quinta-feira. Os partidos afetados já foram informados sobre o ataque, indicou a mesma fonte.

Políticos de todos os partidos alemães com representação parlamentar exceto o Alternativa para a Alemanha (extrema-direita) foram afetados.

O jornal Bild avançou que centenas de políticos, incluindo o presidente alemão Frank Walter Steinmeier, assim como artistas, jornalistas de televisão e representantes de Organizações não-governamentais foram afetados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também teve informações privadas e correspondência publicadas online. Um endereço de e-mail, um número de fax e várias cartas escritas por e para Angela Merkel foram publicadas por um site. Ainda não se sabe quão sensível é a correspondência divulgada..

O Gabinete Federal da Constituição assumiu o caso desde quinta-feira e, de acordo com o jornal Bild, estão a trocar informações com os serviços secretos estrangeiros para tentar determinar a origem dos ataques.

Não sabemos quem está por trás deste ataque ou de onde vêm os dados roubados. O centro nacional de defesa digital assumiu a coordenação central”, disse um porta-voz. “Não há preocupações de que a rede do governo tenha sido afetada, mas continuaremos a investigar”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que políticos alemães são alvos de ciberataques. Em 2015, hackers pró-russos reivindicaram a responsabilidade por uma série de ataques na Internet que derrubaram sites do governo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]