Jim Lo Scalzo / EPA
O Presidente dos EUA, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os dados indicam que o país já passou o pico da pandemia da covid-19, permitindo avançar com os seus planos para “reabrir” a economia.
“A batalha continua, mas os dados sugerem que, em todo o país, passámos o pico de novos casos”, salientou o presidente dos Estados Unidos.
Os últimos dados divulgados sobre a pandemia nos Estados Unidos são “encorajadores”, pondo a administração “numa posição muito forte para finalizar as orientações aos estados para reabrirem o país”, disse Donald Trump.
O presidente norte-americano referiu que essas orientações serão divulgadas na Casa Branca, na quinta-feira.
De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press, prevê-se que as orientações abram caminho para um relaxamento nas regras de distanciamento social em áreas do país onde há uma baixa transmissão do novo coronavírus, ao mesmo tempo que se devem manter nas zonas mais afetadas pela pandemia.
Norte-americanos começam a receber pagamentos
Entretanto, milhões de norte-americanos começaram a receber na quarta-feira as transferências diretas de dinheiro, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso, para amortizar o impacto da pandemia do novo coronavírus.
Os pagamentos ascendem a 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros) por pessoa com rendimentos anuais inferiores a 75 mil dólares, 2.440 no caso de casais casados, acrescidos de 50 dólares por filho menor de 17 anos.
Se bem que a maior parte das pessoas vá receber o dinheiro na conta bancária, as Finanças dos Estados Unidos também vão enviar cheques.
O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, informou que se prevê que esta semana mais de 80 milhões de norte-americanos recebam o dinheiro.
Os Estados Unidos registaram 2.569 mortos nas últimas 24 horas devido à covid-19, no balanço diário mais elevado contabilizado até agora por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins na quarta-feira à noite.
Este número, obtido entre as 20:30 de quarta-feira (01:30 desta quinta-feira em Lisboa) e a mesma hora do dia anterior, eleva para 28.326 o número total de vítimas mortais
no país devido à doença respiratória covid-19, de acordo com os dados da universidade.Na terça-feira, os Estados Unidos tinham registado 2.228 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O país identificou ainda mais de 637 mil contágios.
Empresa de Trump suspende contrato a 560 funcionários
Uma empresa do Presidente dos Estados Unidos notificou as autoridades do estado da Florida que cerca de 560 trabalhadores de um complexo hoteleiro na zona de Miami vão ter o seu salário ou emprego suspenso face à pandemia.
A medida é de caráter temporal e prevê a suspensão do pagamento do salário ou o término temporário do contrato dos trabalhadores daquele complexo hoteleiro, situado na cidade de Doral, refere a notificação enviada pela empresa Trump Miami Resorts Management às autoridades do estado da Florida e do condado Miami-Dade, que foi divulgada esta quarta-feira pela imprensa local.
A empresa assinala que já avisou os trabalhadores que tiveram o seu salário suspenso ou que foram despedidos temporariamente. O resort Trump National Doral está temporariamente encerrado, assim como as restantes empresas hoteleiras do condado de Miami-Dade e de outras zonas da Florida, devido à pandemia da covid-19, que conta já com mais de 22 mil casos confirmados naquele estado norte-americano.
De acordo com a notificação divulgada pela imprensa local, apenas os funcionários essenciais continuam a trabalhar. Após ter assumido a presidência em janeiro de 2017, Donald Trump delegou a gestão das suas empresas aos seus filhos e colaboradores.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Se o Cientista e professor Trump o disse, é porque é verdade. Mas o Mundo já está habituado as insólitas declarações deste fantasiador megalomaníaco !