Um recém-descoberto anfíbio cego foi batizado oficialmente Dermophis donaldtrumpi, em honra da negação às alterações climáticas de Donald Trump.

O nome foi escolhido pelo diretor da EnviroBuild, uma empresa sustentável de materiais de construção. O direito a escolher o nome do animal agora descoberto foi vendido em leilão e o chefe da empresa pagou 25 mil dólares por ele.

A pequena criatura, uma cecília (ou cobra-cega), sem pernas foi encontrada no Panamá e Aidan Bell, responsável da EnviroBuild citado pelo The Guardian  disse que a sua capacidade de enterrar a cabeça na terra combinava com a abordagem de Donald Trump ao aquecimento global.

“É o nome perfeito”, diz Aidan Bell. “Cecília vem do latim cecus, que significa cego, o que reflete perfeitamente a visão estratégica que o Presidente Donald Trump tem constantemente demonstrado em relação às alterações climáticas”.

O anfíbio é particular suscetível aos impactos do aquecimento global e está, por isso, em risco de extinção, adianta a Rainforest Trust, que leiloou o direito a batizar o animal.

As mudanças climáticas já estão a prejudicar a vida dos americanos, desde incêndios a inundações, e vai piorar, de acordo com o relatório do governo dos EUA publicado em novembro. A resposta de Trump ao relatório foi: “Eu não acredito nisso”.

Trump tem sustentado durante muito tempo que desconfia do consenso

de quase todos os cientistas sobre a relação entre a atividade humana e o aumento da temperatura, assim como com outros fenómenos prejudiciais atribuídos à mudança climática.

Desde que assumiu a presidência, em 2016, Trump retirou os EUA do acordo climático de Paris para tentar reduzir as temperaturas globais e voltou atrás numa série de leis e regulamentos sobre proteção ambiental, alegando que a economia dos Estados Unidos precisa de um impulso.

Durante uma visita para ver os danos causados ​​por furacões no estado da Geórgia, em outubro, o presidente disse que a mudança climática “é algo que vem e vai”, ao invés de ser permanente.

Esta não é a primeira vez que o nome e a imagem de Donald Trump são associados ao mundo animal. O cabelo característico de Trump já levou a comparações com uma lagarta peluda venenosa e um faisão com penas douradas, enquanto uma mariposa-de-coroa-amarela foi chamada de Neopalpa donaldtrumpi em 2017.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]