Ingress / Facebook
A Covilhã foi a cidade seleccionada pela Google para ser, em Fevereiro, a anfitriã do “Ingress First Saturday”, um evento que reúne equipas para disputarem o jogo “Ingress”, anunciou hoje a câmara daquela cidade serrana.
Este evento é promovido pela Google no primeiro sábado de cada mês (em Fevereiro é no dia 07) e cidades de todo o mundo inscrevem-se para organizar o convívio entre equipas adversárias.
De acordo com a informação prestada pela Câmara Municipal da Covilhã, em Portugal o evento só ainda foi organizado uma vez (em Novembro), tendo decorrido em Lisboa, pelo que a Covilhã é a segunda cidade portuguesa a ser escolhida por aquela empresa internacional.
Segundo a nota de imprensa enviada à agência Lusa pela câmara, para o mês de Fevereiro candidataram-se mais de 150 cidades e foram escolhidas 48, entre as 15 cidades europeias, designadamente a Covilhã.
A informação avança ainda que “até ao momento há cerca de 70 jogadores inscritos, da Covilhã, Lisboa, Porto, Coimbra e alguns jogadores oriundos de Espanha”.
O Ingress é um jogo de realidade aumentada, produto do laboratório Niantic da Google, que apenas se pode jogar através de um smartphone ou tablet, Android ou iOS
, já que funciona com base em coordenadas GPS.Este jogo é semelhante ao conhecido GeoCaching, sendo que diferença está no facto de que em vez de existirem objectos físicos para encontrar nos locais, os “objectos” a encontrar são virtuais e apenas visíveis a quem tenha o jogo instalado no seu dispositivo móvel. No entanto, obriga o jogador a deslocar-se presencialmente aos espaços.
Baseado na ficção científica, o jogo transforma o mundo real no cenário de um jogo internacional de mistérios, intrigas e competições, com duas equipas. Cada jogador, quando inicia o jogo pela primeira vez, tem de optar por uma: Iluminados ou Resistência.
Considerando a dimensão que o “Ingress” terá, a Câmara da Covilhã vai disponibilizar os espaços do antigo Café Montalto e da Biblioteca Municipal para acolher o evento.
/Lusa