Estela Silva / Lusa

Bruno “Pidá”, que foi condenado pelo homicídio de um segurança, no âmbito do processo “Noite Branca” que investigou crimes de violência e de disputa entre gangues na noite do Porto, vai sair em liberdade no seguimento do alívio de penas decidido pelo Governo por causa da pandemia de Covid-19.

A notícia é avançada pela CMTV que salienta que Bruno Pinto, mais conhecido por “Pidá”, vai sair com uma licença precária de 45 dias.

O dia em que será libertado do Estabelecimento Prisional de Coimbra, onde se encontra actualmente, ainda não é conhecido.

Depois de ter sido condenado a 23 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pela morte do segurança Ilídio Correia, em Novembro de 2007, entre outros crimes, Bruno “Pidá” já teve direito a várias saídas precárias, surgindo nas redes sociais em imagens com a família, a divertir-se na zona da Ribeira do Porto.

Sem cúmulo jurídico, Bruno “Pidá” teria que cumprir uma pena superior a 48 anos de prisão. Além do homicídio consumado, ele foi também condenado por vários homicídios tentados e por detenção ilegal de arma, bem como por outros crimes.

Na cadeia, ele continuou a actividade criminosa, segundo foi noticiado. Terá chegado a estar em regime de segurança reforçado

, isolado dos outros reclusos, na cadeia de Paços de Ferreira, depois de ter sido apanhado a vender telemóveis e outros objectos ilegais, além de ter estado envolvido em episódios de violência.

Bruno “Pidá” era, em 2007, o líder de um gangue que lançou o terror na noite do Porto. A morte do segurança Ilídio Correia surgiu nesse contexto, tendo por objectivo o controlo de espaços nocturnos da cidade.

No âmbito do processo “Noite Branca”, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, também foi acusado por ter utilizado ilegalmente os serviços de uma empresa de segurança privada para vigiar os futebolistas profissionais.

Bruno “Pidá”, que chegou a fazer parte dos Super Dragões, foi filmado ao lado do dirigente, a fazer de “segurança”, quando ele se deslocou a tribunal, no âmbito de uma audiência do caso “Apito Dourado”.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]