Hugo Delgado / Lusa

O primeiro teste à covid-19 feito ao primeiro-ministro, esta quinta-feira, teve resultado negativo. O chefe do Governo vai manter-se em isolamento.

De acordo com o comunicado oficial divulgado esta tarde, o primeiro-ministro, António Costa, “testou negativo para a covid-19”, mas vai manter “o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve com o Presidente francês”.

A mesma nota acrescenta que este teste já estava “previamente agendado no âmbito da preparação para a deslocação às Forças Nacionais Destacadas na República Centro-Africana e Mali e visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, previstas para os dias 18 a 20 de dezembro”, que entretanto foram canceladas.

O chefe do Executivo vai manter toda a atividade e a agenda de trabalho não presencial, com o comunicado a adiantar que presidiu hoje por videoconferência “à reunião sobre o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e estando a presidir, também por videoconferência, à reunião de Conselho de Ministros”.

O primeiro-ministro está em isolamento profilático preventivo depois de ter estado, esta quarta-feira, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que entretanto testou positivo ao novo coronavírus.

O chefe de Estado francês cumprirá isolamento durante sete dias e irá continuar a trabalhar e a assegurar as suas atividades à distância.

Também o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, entrou hoje em quarentena preventiva até 24 de dezembro, depois de ter estado, há dois dias, com Macron, apesar do teste com resultado negativo.

[sc name=”assina” by=”Filipa Mesquita, ZAP” ]