Julien Warnand / EPA

O primeiro-ministro português surge no topo da confiança dos cidadãos no que se refere à resposta dada pelos Governos de Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha à crise de Covid-19. António Costa recebe 75% de aprovação contra apenas 27,7% do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

Estes dados resultam de uma compilação feita pelo jornal espanhol ABC em torno de sondagens feitas em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha, para aferir a forma como a actuação dos líderes destes países está a ser avaliada pelos seus cidadãos.

António Costa é o líder que se destaca com 75% de aprovação, seguindo-se Giuseppe Conte (71%), o primeiro-ministro de Itália. Angela Merkel, a Chanceler da Alemanha, recebe 63% de aprovação.

O ABC repara que os números de Portugal “se situam muito longe do drama que se vive em Milão ou Madrid”, apontando, contudo, que “aumentam as suspeitas de que a informação oficial apenas representa a ponta do icebergue

“. Apesar disso, os “cidadãos renovam a sua confiança no Governo socialista, tendo em vista que aprendeu com os erros dos seus homólogos de Espanha ou Itália“, refere o jornal.

Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, recebe 55% de aprovação, mesmo depois da forma como começou por desvalorizar a pandemia. Ele está infectado com coronavírus, mas continua a governar o país, e conseguiu aumentar a sua popularidade de 33%, antes da pandemia, para os 55% actuais.

Em sentido inverso, o primeiro-ministro de Espanha está com a popularidade em baixa. Pedro Sánchez consegue apenas 27,7% de aprovação.

Também o presidente de França, Emannuel Macron, está a corresponder mal às expectativas dos franceses, contando com apenas 39% de aprovação.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]