Clara Azevedo / República Portuguesa

O primeiro-ministro António Costa

António Costa não fala do Brexit directamente, mas brinca com a saída do Reino Unido da União Europeia sublinhando que Portugal tem 13 ilhas atlânticas que não equacionam deixar o espaço comunitário. Mas antes da piada, o primeiro-ministro enganou-se na matemática.

O líder socialista está nos Açores, para as jornadas parlamentares do PS, e não comentou, para já, os assuntos da política internacional que mais dão que falar, nomeadamente as eleições em Espanha e a saída do Reino Unido da União Europeia.

António Costa preferiu brincar com o Brexit, em declarações feitas durante o jantar de domingo, depois de ter chegado aos Açores.

“Agora que a Europa vai perder algumas ilhas atlânticas, vamos valorizar todos, cada vez mais, o contributo que Portugal dá para ter 11 ilhas. Onze não, 12 ilhas“, considerou Costa em declarações citadas pela Rádio Renascença.

Enganando-se na contagem, por não se lembrar das Selvagens, o primeiro-ministro continuou.

“Posso insistir na minha matemática, que está certa. Não estava a pôr as Berlengas. Já nem regateamos as Berlengas”, sublinhou para então, corrigir para “o contributo de 13 ilhas atlânticas que só Portugal dá à União Europeia”.

E não estão de saída. Estão para se manter e estar cada vez mais fortes”, afirmou.

Costa quer mais 4 anos de governo socialista nos Açores

António Costa abre nesta segunda-feira, em Ponta Delgada, as Jornadas Parlamentares do PS, que se realizam a pouco mais de três meses das eleições regionais nos Açores.

Ao contrário do habitual, António Costa fará a sua intervenção de fundo política logo no primeiro dia de trabalhos das jornadas parlamentares, durante a sessão de abertura, e não no encerramento, que acontecerá ao fim do dia.

O foco do discurso do primeiro-ministro deverão ser as próximas eleições autárquicas e Costa já falou da proximidade da celebração dos “20 anos de governação socialista nos Açores”, que se completam em Outubro.

Não estamos cansados de 20 anos de governação socialista nos Açores e estamos cheios de energia e vontade de termos, para já, mais quatro anos de governo socialista nos Açores”, disse o líder socialista no jantar de domingo.

ZAP