Hugo Delgado / Lusa

Em entrevista à TVI, esta segunda-feira, António Costa mostrou-se tranquilo no que toca aos meios disponíveis na área da Saúde em Portugal para lidar com o surto do novo coronavírus.

“Até agora não faltou nada aos hospitais e não é previsível que falte”, disse o primeiro-ministro português, acrescentando ainda que foram já comprados 500 ventiladores à China por 10 milhões de dólares.

“Houve já um reforço de mil médicos e 1800 enfermeiros, um reforço da capacidade de resposta da linha de Saúde 24″, disse ainda António Costa.

Com o país em estado de emergência, Costa relembrou que é crucial manter a calma para não entrar em pânico. “Temos autoridades de saúde que estão a seguir as melhores práticas”, reiterou, citado pelo Correio da Manhã.

Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas, segundo o boletim desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No que respeita ao número de infetados por Covid-19, deu-se um aumento de 29% relativamente aos números divulgados neste domingo.

Das 2.060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus oriundo da China(SARS-CoV-2), a grande maioria (1.859) está a recuperar em casa, 201 estão internadas, 47 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Segundo os dados do organismo liderado por Graça Freitas, 14 recuperados (mais nove do que ontem) e 1402 pessoas à espera de resultados laboratoriais.

O novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço desta segunda-feira da agência noticiosa France-Presse.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]