Carla Azevedo / portugal.gov.pt

António Costa levou uma “vaca voadora” para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016.

António Costa levou uma vaca voadora para a cerimónia de apresentação do programa Simplex 2016, que visa facilitar as relações entre cidadão e Estado, para vincar a ideia de não há impossíveis, nem mesmo quanto às burocracias dos serviços públicos.

O primeiro-ministro levou para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016, o programa de simplificação de processos entre o cidadão e a Administração Pública, um boneco de uma vaca com asas que entregou à Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

O momento insólito ocorreu no fim do discurso de António Costa que explicou que comprou esta vaca voadora no aeroporto de Londres. “Demonstra que mesmo aquilo que é mais improvável, como seja as vacas voarem, também isso pode não ser verdade. Até as vacas podem voar

“, frisou o primeiro-ministro na cerimónia. caption=

Lançado, há 10 anos, pelo governo de José Sócrates, o Simplex é agora recuperado pelo Executivo de Costa pela mão daquela que é considerada a sua “mãe”, Maria Manuel Leitão Marques, que foi a mentora inicial do programa que pretende reduzir as burocracias entre o Estado e o cidadão.

Entre as medidas previstas no programa está, nomeadamente, a que permitirá aos trabalhadores dependentes deixar de entregar IRS, mas também serviços como o balcão único emprego, a senha fiscal na hora ou um balcão digital de apoio aos imigrantes.

SV, ZAP