DFID - UK Department for International Development / Flickr
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou novamente no domingo para o facto de o coronavírus, responsável pela doença Covid-19, não se transmitir através do ar.
“O coronavírus é sobretudo transmitido através de gotículas geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala”, escreveu a organização, num alerta divulgado através das redes sociais, citado pelo Observador. “Estas gotículas são demasiado pesadas para ficar suspensas no ar. Rapidamente caem no chão ou em superfícies”.
No comunicado, a OMS referiu igualmente que “pode ser infetado ao respirar o vírus se estiver a menos de um metro de uma pessoa que tem Covid-19, ou ao tocar numa superfície contaminada e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos”.
“Para se proteger, mantenha pelo menos um metro de distância dos outros e desinfete as superfícies que são frequentemente tocadas. Lave regularmente bem as mãos e evite tocar nos olhos, boca e nariz”, acrescentou a nota, que surge na sequência de uma revisão científica publicada no domingo pela OMS sobre a transmissão do vírus.
“As infeções respiratórias podem ser transmitidas através de gotículas de diferentes tamanhos”, pode ler-se nessa revisão. “Quando a as partículas têm entre 5 e 10 micrómetros de diâmetro, são consideradas gotículas respiratórias, e quando têm menos de 5 micrómetros de diâmetro, são consideradas núcleos de gotículas”, explicou o texto.
“De acordo com a evidência científica atual, o vírus da Covid-19 é maioritariamente transmitido entre pessoas através de gotículas respiratórias e rotas de contacto. Numa análise de 75.465 casos de Covid-19 na China, a transmissão pela via aérea não foi reportada”, lê-se ainda.
Como destacou a OMS, a transmissão pela via aérea “é diferente da transmissão pelas gotículas, uma vez que se refere à presença de micróbios dentro de núcleos de gotículas, que são genericamente consideradas como partículas com menos de 5 micrómetros de diâmetro, podem manter-se no ar durante longos períodos de tempo e podem ser transmitidas a outras pessoas a distâncias maiores que um metro”.
Um estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine, no qual conclui-se que o coronavírus responsável pela Covid-19 pode estar presente nas partículas mais pequenas, transmitidas pela via aérea, foi também apontado pela OMS.
Nesse estudo, os aerossóis foram gerados através de equipamento de “alta potência que não reflete as condições normais da tosse humana”, frisou a OMS, alertando ainda para o que estudos como este devem ser analisados com precaução e tendo em consideração que foram realizados em condições laboratoriais.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
O que poderá acontecer se uma pessoa infectada expelir gotículas em janelas de apartamentos de Edifícios altos. Essas gotículas não poderá contaminar pelo ar quando estiver próximo do solo, seja respirando o ar?