prachatai / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de visita à Escola Revolucionária de Mangyongdae

O líder da Coreia do Norte supervisionou o segundo concurso de aviação de combate do país e anunciou tratar-se de “preparativos para a guerra” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul, informou esta quinta-feira a agência de notícias norte-coreana KCNA.

Durante o concurso, que se realizou na cidade de Wonsan, o líder supremo norte-coreano Kim Jong-un explicou que o seu objetivo é “completar os preparativos para uma guerra, resultante da plena vontade de saldar dívidas, através de armas, com os imperialistas dos Estados Unidos, autores da agressão, e com os fantoches sul-coreanos”.

Segundo o jornal britânico Express, alguns analistas admitem a possibilidade de que a Coreia do Norte esteja a preparar-se para testar o lançamento de um míssil de longo alcance dentro de poucos meses.

Imagens de satélite de Sohae, a base militar de lançamento de mísseis norte-coreana, mostram o que parece ser uma nova plataforma de lançamento, com 30 metros de diâmetro, com a capacidade aparente de lançar um míssil com o dobro do tamanho do Unha-3, lançado em dezembro de 2012.

(dr) DigitalGlobe

Base militar de lançamento de mísseis de Sohae, na Coreia do Norte

Segundo o US-Korea Institute, gabinete de análise da Universidade John Hopkins, nos EUA, que analisou as fotografias, “a base encontra-se operacional” mas não há indícios de que estejam a ser preparados quaisquer lançamentos a curto prazo.

Esta semana, durante as comemorações do 62º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia, responsáveis militares norte-coreanos ameaçaram os Estados Unidos de que “não deixariam nenhum americano vivo“.

Caso os Estados Unidos encetem alguma acção militar contra a Coreia do Norte, garante o general Pak Yong-ski, do Exército norte-coreano, “todos os cidadãos americanos serão chacinados“.

“Não sobrará ninguém para assinar sequer um documento de rendição”, acrescentou o general.

AJB, ZAP