Khaled Elfiqi / EPA
No passado mês de outubro, a primeira dama dos Estados Unidos visitou o Egito. Na visita à capital, que apenas durou um dia, a fatura do hotel de Melania Trump ascendeu aos 83 mil euros, segundo os dados do Governo norte-americano.
De acordo com a Quartz, que avaliou os gastos agora publicados pelos Estados Unidos, Melania não chegou sequer a passar uma noite no hotel – esteve hospedada apenas durante seis horas no Semiramis International Cairo.
Segundo os dados publicados no site do hotel, uma suite presidencial custa, em média, 611 euros por noite. Não há detalhes sobre quanto foi gasto durante a visita da primeira dama norte-americana mas, além da suite, na fatura constam também gastos relativos à hospedagem da comitiva que acompanhou Melania.
A fatura foi paga em 30 de setembro, uma semana antes da visita da primeira-dama norte-americana, que decorreu a 6 de outubro.
No âmbito da campanha We Care (Nós importamo-nos), Melania visitou vários países, passando pelo Gana, Malawi, Quénia e, por último, o Egito, naquela que foi a primeira visita sem o seu marido, Donald Trump, desde a chegada dos dois à Casa Branca.
A tour aconteceu depois de Melania ter sido pressionada por um jornalista egípcio sobre a decisão de utilizar um casaco com a mensagem “Eu realmente não me importo. E tu?”, nas costas, durante uma visita em junho passado à fronteira entre os Estados Unidos e o México para ver crianças migrantes.
Na altura, a primeira dama respondeu: “Preferia que as pessoas se focassem naquilo que faço e não no que visto”.
Daquilo que faz até o erário público, vai uma diferença de 83 mil euros. Do que faz isso é secundário, porque esse é muito mais económico.