Os conselhos que António Costa deu aos portugueses, depois de conhecidas as medidas previstas no Orçamento de Estado para 2016, deixaram as redes sociais ao rubro e aguçaram a sátira às recomendações do primeiro-ministro.
António Costa aconselhou as pessoas a “usar mais transportes públicos“, a “deixar de fumar” e a “moderar o recurso ao crédito, como formas de pagarem menos impostos, durante uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado para 2016, com militantes do PS, no Porto.
As reacções às palavras do líder socialista não tardaram e tomaram conta do Twitter com a hashtag #ConselhosDoCosta.
No Facebook também já foi criada uma página com conselhos para todos os gostos.
“Apareçam na casa dos vizinhos à hora do jantar”; “descidas sempre em ponto morto para poupar no imposto”; “se não comerem tanto sal não têm que beber tanta água”; “banho só no Inverno e com chuva”; “não fumem tabaco, fumem marijuana que não paga imposto” são apenas algumas das ideias que se juntam aos conselhos de António Costa.
Eis algumas das sugestões que os utilizadores do Twitter juntam aos #ConselhosDoCosta:
SV, ZAP
Os estudantes gostam de brincar com o professor que dá muitos trabalhos de casa. Ora, mais tarde não brincam com o patrão quando lhes diz na cara que não merece a remuneração de advoca.
Creio que é a mesma coisa. Ele está a dizer-nós para fazermos a nossa própria austeridade pessoal.
É claro que há quem prefira viver a ilusão e depois perder soberania.
É engraçado que os alemães não conhecem a fábula da cigarra e da formiga. Talvez demasiado distópica.