Florida Turnpike / Flickr

Um condutor com uma multa de cerca de 460 euros à Via Verde tem agora uma dívida de 31 mil euros às Finanças. O valor diz respeito a 64 multas relacionadas com passagens que o próprio não terá pago por não ter recebido as notificações na sua morada.

Segundo noticiou o Expresso na quinta-feira, no carro de Herculano Soldador houve, durante vários anos, um identificador de Via Verde colado no vidro da frente. Mas, em 2013, cancelou o contrato e retirou o dispositivo, por estar descontente com o serviço.

Descobriu que tinha uma dívida de aproximadamente 460 euros, por ter passado em várias portagens com sinal amarelo, ainda que depois disso tivesse mudado a pilha e tentado pagar o valor em falta.

“Dirigi-me à Via Verde, na altura, e eles disseram-me que realmente iriam enviar o montante em dívida para a minha residência fiscal, onde eu morava. Só que a residência fiscal que eles lá tinham em 2012 era de uma habitação que eu vivia, em Miraflores. Eu nunca cheguei a receber essas notificações”, contou.

E acrescentou: “Eu tenho estes documentos na minha mão porque fui pessoalmente à Loja Via Verde e ao balcão das Finanças da minha área de residência buscar os documentos”.

A dívida inicial passou para uma dívida de 31 mil euros às Finanças, num processo que Herculano Soldador diz ter tido conhecimento ao ser informado pela entidade patronal.

“Já tenho um sexto do meu ordenado penhorado, no valor de 240 euros, e não sei como hei de resolver esta situação. Porque a 240 euros por mês, vou estar 20 anos a pagar esta dívida”, indicou.

Segundo o Expresso, incrédulo com o acréscimo desmesurado no valor a pagar, o homem ainda acreditou que tivesse havido um engano, mas na repartição das Finanças confirmaram-lhe o pior.

Ali, comunicaram-lhe que tinha “64 passagens, 64 processos abertos e 64 multas”. Tudo somado, passava, na altura, dos 460 euros, para o montante de 31 mil euros.

A via judicial é agora a última esperança de Herculano Soldador no retrocesso deste processo de dívida fiscal, concluiu o Expresso.

[sc name=”assina” by=”TP, ZAP”]