José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O Comité Central do PCP aprovou hoje o acordo negociado com o PS para a viabilização de um Governo socialista, suportado no parlamento também por BE e PEV, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Após 8 horas de reunião na sede nacional do PCP, na rua Soeiro Pereira Gomes, o líder do partido, Jerónimo de Sousa, assumiu também que se reafirma “a decisão de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS”.

“A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma ação convergente”.

Estão preenchidas condições, por parte do PCP, que asseguram a derrota do governo PSD/CDS na próxima terça-feira, e que possibilitem a formação de um governo de iniciativa do PS”, declarou o líder comunista.

O PS ainda reúne hoje a sua Comissão Política, pelas 21:30, no largo do Rato, depois de a Comissão Nacional ter aprovado o “Programa de Governo para a XIII Legislatura”, proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Os dirigentes socialistas presentes aprovaram sábado o acordo por esmagadora maioria: 163 votos a favor, sete contra e duas abstenções.

/Lusa