António ML Cabral / Wikimedia
A viagem de comboio entre Lisboa e Porto vai demorar mais seis minutos já a partir do próximo dia 5 de agosto. A demora é resultado das obras de renovação que decorrem na Linha do Norte, no troço entre Ovar e Gaia, a cargo da Infraestruturas de Portugal.
A Comboios de Portugal garantiu ao Dinheiro Vivo, no entanto, que não vai reduzir o número de viagens realizadas entre Lisboa e Porto.
“O acréscimo do tempo de percurso de alguns comboios decorre das intervenções a realizar na infraestrutura. Por decisão da IP, são definidas limitações de velocidade à circulação dos comboios nos troços em obra”, explicou uma fonte oficial da CP em declarações ao Dinheiro Vivo.
O aumento no tempo da viagem vai sentir-se nos serviços do Alfa Pendular e no Intercidades. No Alfa Pendular, a viagem entre Lisboa-Santa Apolónia e Porto-Campanhã vai passar a demorar 2 horas e 50 minutos, em vez das atuais 2 horas e 44 minutos. Já a viagem de Intercidades passará a durar 3 horas e 16 minuto
s em vez das atuais 3 horas e 8 minutos, de acordo com a página oficial da CP.O primeiro comboio da manhã vai também partir mais tarde: o primeiro comboio de Lisboa para o Porto vai passar a sair às 06h30 (em vez de ser às 06h00); a última viagem mantém o horário de saída às 21h30.
As mudanças de horário também afetam a ligação entre Braga e Lisboa, que irá demorar mais cinco minutos, se a deslocação for feita por Alfa Pendular: 3 horas e 30 minutos (em vez de 3 horas e 25 minutos). A viagem entre estas cidades deverá continuar a durar 3 horas e 56 minutos quando são utilizados os comboios Intercidades.
Não estão previstas mudanças na duração nem no número das viagens nas restantes ligações em curso.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Perdoem-me, mas é uma não-notícia.
Se fosse uma decisão da CP, arbitrária não motivada, certamente seria (uma má) notícia e um bom convite aos cidadãos a interrogarem-se porquê.
Dado que a situação é temporária e provocada por trabalhos de manutenção e melhoramento da linha, não vejo qual seja a relevância di evidenciar a coisa nestes termos. Mais, vejo a coisa como demagogia.
Sendo igualmente útil, não seria muito mais positivo noticiar as "obras de melhoramento na linha do norte" e, como complemento da informação, informar sobre os 6 minutos a mais na viagem? 6 minutos em 164 (2h44) são escasso 3.7%, dificilmente são uma dificuldade acrescida, mesmo para quem viaje para apanhar um avião ou para uma reunião importante de trabalho; ninguém - em perfeito juizo - viaja com 6 minutos de margem...