Mário Cruz / Lusa
O deputado do Chega, André Ventura
André Ventura já está a preparar a passagem de testemunho provisória. Enquanto estiver na estrada em campanha, Diogo Pacheco Amorim, número dois do Chega, assumirá o lugar de deputado na Assembleia da República.
No sábado, durante o jantar-comício do Chega em Aveiro, André ventura anunciou que vai deixar em breve a Assembleia da República para se dedicar à estrada, em campanha. Até às Presidenciais, o seu lugar no Parlamento será ocupado pelo número dois do partido, Diogo Pacheco Amorim, avança o Expresso.
“Diogo Pacheco de Amorim vai ser o próximo deputado do Chega na Assembleia da Assembleia da República. Quando chegar o dia de termos um deputado na AR a fazer o seu trabalho persistente contra 229 deputados que nos querem silenciar, que todos saibamos estar ao lado do Diogo nesta tarefa fundamental que é estar na AR”, disse.
Diogo Pacheco Amorim revelou ao matutino que a passagem de testemunho provisória deverá acontecer já no final de setembro, logo depois das eleições diretas e da Convenção do partido.
Não tem dúvidas de que será uma “tarefa difícil” e, apesar da sua experiência política, será a primeira vez que assumirá o lugar de deputado no Parlamento num cenário de pandemia. “Espero estar à altura, mas vai ser complicado, com um Orçamento do Estado difícil para discutir. E substituir André Ventura durante cerca de quatro meses também será complicado”
O líder do Chega assumiu que só irá suspender o seu mandato porque a “luta por Portugal” na corrida a Belém “merece a pena”. Além disso, apesar de admitir ir à segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura já tem os olhos postos numas legislativas: “nunca vou desistir até ser primeiro-ministro de Portugal.”
A seis meses das Presidenciais, o acelerador está a fundo: no próximo domingo, o Chega vai organizar uma concentração na Praça do Comércio, em Lisboa, sob o lema ‘Portugal não é racista’, na sequência de protestos contra a morte do ator Bruno Candé.
As restrições da DGS obrigaram Ventura a adotar o modelo de jantares-comício, que continuam a decorrer em várias cidades. Os próximos terão lugar em Leiria e Setúbal, nos dias 8 e 29 de agosto. No dia 5 de setembro, o Chega terá as eleições diretas e no dia 19 está agendada a II Convenção do partido.
Os jantares-comício regressam no dia 3 de outubro em Castelo Branco, estando previstos outros eventos semelhantes até ao final do ano.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Fora Ventura! Terás sempre o meu voto. Das notícias que aqui já li hoje, chego à conclusão que já há muitos para castrar!!