Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Depois do ataque aéreo desta quarta-feira, sobre Idlib, Riham foi fotografado a agarrar a sua irmã bebé pela camisola. A criança acabou por falecer no hospital, enquanto que a irmã continua nos cuidados intensivos.

“Quando cheguei ao local, o pai estava a tentar salvar as suas filhas, presas nos escombros, a gritar e a chorar de dor”, disse o autor da fotografia, que mostra Riham, uma criança de cinco anos, presa entre os escombros de um prédio, a agarrar pela camisola a sua irmã bebé.

Um pouco mais acima, está o pai, desesperado, com uma mão na cabeça enquanto tenta com a outra vencer os destroços para conseguir alcançar os filhos.

“Quando cheguei ao local, o pai estava a tentar salvar as suas filhas, presas nos escombros, a gritar e a chorar de dor”, disse o fotojornalista Bashar al-Sheikh, da estação síria SY24. “Depois de cair do quinto andar em resultado do desabamento do prédio, desliguei a câmara e fui resgatá-los. Coloquei-os num carro e levei-os ao hospital”, acrescentou, citado pela Al Jazeera.

Segundo o Expresso, Riham acabou por não resistir, e faleceu no hospital. A irmã continua nos cuidados intensivos.

O episódio seguiu-se ao ataque aéreo desta quarta-feira, levado a cabo por forças governamentais, sobre a cidade de Ariha, na província de Idlib, controlada por rebeldes. No dia seguinte, ativistas e equipas de resgate falavam em pelo menos 10 civis mortos, incluindo três crianças.

As forças leais ao Presidente Bashar al-Assad e os aliados russos intensificaram os ataques sobre Idlib desde o final de abril, apesar do acordo internacional que visava evitar uma ofensiva em larga escala.

O noroeste sírio é o último bastião dos rebeldes que lutam contra as forças governamentais depois de oito anos de uma guerra que já matou centenas de milhares.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]