Um grande e desconhecido desfiladeiro, semelhante ao norte-americano Grand Canyon, pode estar escondido por baixo do gelo da Antártida.

Os sinais da sua presença foram percebidos pela forma que a superfície da Antártida apresenta, especialmente numa região inexplorada conhecida por Princess Elizabeth Land, avança a BBC.

Há neste momento uma investigação a decorrer e, caso esta teoria seja realmente confirmada, o desfiladeiro pode ter cerca de mil quilómetros de comprimento e, em algumas áreas, até um quilómetro de profundidade.

Estas dimensões fariam com que ultrapassasse o já conhecido Grand Canyon, situado no estado do Arizona, Estados Unidos.

“Com base no conhecimento que temos de outras áreas da Antártida, sabemos que a forma que o gelo assume na superfície está obviamente dependente daquilo que existe por baixo dele. O gelo flui a partir dessas formações”, explicou Stewart Jamieson, investigador da Universidade de Durham, no Reino Unido.

“Quando observamos Princess Elizabeth Land a partir dos dados transmitidos por satélite, parecem existir algumas características na superfície que nos fazem lembrar muito um desfiladeiro”, continua.

“Nós traçamos essas formações desde o centro de Princess Elizabeth Land até à costa, no sentido norte. Trata-se de um sistema bastante substancial”, afirmou.

Há ainda a suspeita de que este desfiladeiro possa estar ligado a um lago subglacial, também desconhecido, que pode cobrir uma área de até 1,250 quilómetros quadrados.

Esta interpretação tem por base algumas informações de radares, que conseguem ver através das camadas de gelo.

Segundo Martin Siegert, professor da Imperial College London que também faz parte da equipa, as suspeitas parecem ser bastantes consistentes.

“Descobrir um novo abismo gigantesco capaz de superar o Grand Canyon é uma perspetiva tentadora”, afirmou.

“Geocientistas estão a fazer experiências para confirmar aquilo que nós vimos nos dados iniciais, e esperamos anunciar a nossa descoberta no encontro do ICECAP2 no final de 2016”.

ZAP / BBC