Quando o rover da missão Mars 2020 aterrar em Marte, em 2021, vai iniciar o processo de perfuração da superfície do planeta vermelho para descobrir algumas condições básicas para a chegada dos humanos, em 2030.

A NASA, que ainda não escolheu o local exato de perfuração, conseguiu reduzir as suas escolhas para três, durante uma reunião com cientistas em Monrovia, na Califórnia.

O grupo consultou imagens e dados enviados pela sonda robótica Mars Reconnaissance Orbiter, antes de votar nos locais que pensam ser facilmente acessíveis e que podem conter provas que apoiem a habitabilidade de Marte.

As zonas escolhidas são: Nordeste Syrtis Major – um local muito antigo da superfície de Marte que, segundo os especialistas, costumava ter água quente -, a cratera Jezero, onde já existiu um lago marciano, e as Colinas Columbia

, que estão dentro da Cratera de Gusev e já foram exploradas pelo rover Spirit, também da NASA.

O rover da Mars 2020 deve ser lançado em julho de 2020 a bordo de um foguete Atlas V 541 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.

A sonda irá realizar avaliações geológicas do local de aterragem em Marte e determinar a habitabilidade do ambiente, além de procurar sinais de vida marciana antiga. A missão também terá como objetivo avaliar os recursos naturais e os perigos para os futuros exploradores humanos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://canaltech.com.br/noticia/geek/cientistas-recomendam-tres-locais-para-pouso-do-mars-2020-no-planeta-vermelho-89096/” source=”Canaltech” ]