Alissa Eckert / CDC
SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19
Um grupo de cientistas australianos descobriu como o sistema imunológico combate a Covid-19. A informação que pode ser de vital importância na corrida para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, cuja pandemia já se espalhou para 162 países.
Num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Nature Medicine, uma equipa de investigadores do Instituto Peter Doherty de Infeção e Imunidade, da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirma que a reação do sistema imunológico contra a Covid-19 é semelhante à da gripe.
“O nosso estudo fornece novas contribuições para a compreensão da amplitude e cinética das respostas do sistema imunológico durante um caso não grave de Covid-19“, afirma o artigo.
Os cientistas estudaram amostras de sangue de uma paciente 47 anos, infetada com coronavírus, que tinha viajado da cidade chinesa de Wuhan, origem da pandemia, para a Austrália. A paciente, que não tinha patologias anteriores, foi colocada em isolamento, durante o qual conseguiu ultrapassar a doença, 13 dias depois de a ter contraído.
Dado o aparecimento recente do novo coronavírus, os cientistas têm ainda informação escassa acerca do seu comportamento, e de como o corpo humano reage ao vírus, mas a descoberta da equipa australiana pode ajudar a descobrir a forma de o combater
.“Essa informação vai-nos permitir avaliar qualquer candidato à vacinação, já que num mundo ideal a vacina deve imitar a resposta imunológica do nosso corpo“, explicou a microbiologista Katherine Kedzierska, líder da equipa de investigação e autora proincipal do estudo, à cadeia de TV australiana ABC.
“O nosso estudo mostra pela primeira vez que o corpo humano pode ganhar imunidade ao vírus que causa a Covid-19, lutar e recuperar da doença”, acrescentou por seu turno a investigadora holandesa Carolien E. van de Sandt, membro da equipa de cientistas.
Segundo Katherine Kedzierska, as células que foram observadas a “emergir”, pouco antes da recuperação do paciente, são as mesmas que combatem a gripe.
O combate ao coronavírus pode ter encontrado os seus primeiros soldados.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://www.efe.com/efe/portugal/destacada/cientistas-australianos-descobrem-defesa-imunologica-contra-a-covid-19/50000440-4197794″ source=”EFE”]
É igual à Gripe. Morreram 2 e de gripe morreram uns 600 este ano.
Se fecharem tudo, o melhor é não voltarem a abrir porque vêm aí mais vírus a caminho.
Bill Gates avisou em 2015, que o perigo não estava numa bomba atómica mas num vírus.
Infelizmente os organismos oficiais de saúde nunca se prepararam nem têm um plano.
Falta tudo: mascaras + luvas + desinfectantes
É como se entrássemos numa guerra e o nosso exercito sem balas.
Há que pedir responsabilidades aos que passaram na Direcção Geral de Saúde nas ultimas décadas.