O Batman é o mais “mal equipado” dos super-heróis, incapaz sequer de levantar voo e de valer nada contra os vilões de Gotham City. É o que diz a ciência, após uma análise aos poderes dos super-heróis da Banda Desenhada feita por estudantes da Universidade de Leicester.

Os estudantes já tinham desfeito os sapatos de cristal da Cinderela e os mitos do Pai Natal e do Super-Homem e, agora, deitam por terra os super-poderes de Batman, considerando que a velocidade de voo que a personagem atinge quando desliza pelos ares o mataria na aterragem.

Esta conclusão é revelada pela Universidade de Leicester, que dá nota dos trabalhos de investigação realizados por estudantes de Ciências Naturais, de Física e de Astronomia ao longo dos últimos sete anos.

Recorrendo a “cálculos simples”, destaca a instituição, os jovens investigadores procuraram entender a viabilidade de alguns dos poderes dos super-heróis de Banda Desenhada mais conhecidos.

Assim, concluíram que o Batman é “o mais mal equipado” dos super-heróis, vaticinando-lhe um fim sombrio.

“Quando está a planar, o Batman atinge velocidades de cerca de 80 km/hora – o que seria fatal na aterragem“, lê-se no estudo. “A velocidades elevadas como estas, qualquer impacto seria provavelmente, fatal, se não severamente danoso”, justifica-se.

“Planar usando uma capa de morcego não é, claramente, uma forma segura de viajar, a não ser que seja usado um método para abrandar rapidamente, como um pára-quedas”, consideram ainda os jovens investigadores, que sublinham que, além do mais, o “Batman se debateria para sair do chão” e que não teria capacidade para lutar contra os maquiavélicos Joker e Bane que assombram Gotham City.

Já o Super-Homem é considerado “o mais bem equipado” e com “maiores hipóteses de vencer numa luta” com os demais super-heróis, muito graças à sua “Super-Chama” e à alta densidade dos seus tecidos musculares, apontam os jovens cientistas.

Seguem-se Wolverine, Thor e Mystique, devido às suas “capacidades regenerativas aceleradas” e de “manipulação de genes”.

Já o Black Bolt – o Raio Negro – é considerado o super-herói mais destrutivo por causa da sua capacidade para aniquilar o planeta.

SV, ZAP