O raro fenómeno natural da chuva com congelação assolou várias regiões portuguesas, no final do mês de Fevereiro. Este tipo de evento é tão pouco frequente em Portugal que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera apelou ao envio de imagens para o poder estudar melhor.
Esta chuva com congelação verificou-se no passado dia 27 de Fevereiro, como explica o IPMA no facebook, salientando que se trata de “um fenómeno pouco frequente em território nacional”.
A par de um apelo para a divulgação de imagens sobre o evento, o IPMA nota que o fenómeno “consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc.) de precipitação que ocorre na forma líquida“.
“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0°C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0°C) em níveis superiores”, acrescenta o IPMA.
O fenómeno verificou-se em distritos como Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Guarda e Viseu, originando a partilha de muitas imagens nas redes sociais, nomeadamente no perfil do IPMA.
A galeria acima revela algumas dessas fotografias, mas há também vídeos, nomeadamente um em que um condutor mostra como ao abrir o vidro, uma parede de gelo se mantém a cobrir totalmente a parte exterior da janela do carro.
No site Meteo Global, há mais imagens com os efeitos desta chuva com congelação.
O IPMA vai agora usar estas fotografias para definir “uma melhor caracterização deste fenómeno, visto que a sua identificação fotográfica é a única forma de confirmar a sua ocorrência numa escala espacial fina”, salienta o Instituto.
[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]
Este governo é sempre a mesma coisa...
Primeiro Tancos, depois os incêndios, depois a seca e agora isto??? Mas o governo não consegue domar a natureza?
Epá eleições já!!