Manuel de Almeida / Lusa

A sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã revela que o Chega aproveitou a queda de intenções de voto do Bloco de Esquerda e passou para terceira força partidária.

De acordo com a sondagem do mês de dezembro da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o Chega, PS, CDU e Iniciativa Liberal subiram em intenções de votos, enquanto o Bloco de Esquerda e o PAN caíram.

O PS continua a subir, mantendo-se cada vez mais afastado do PSD de Rui Rio. Os socialistas conseguiram 38% nas intenções de voto – mais 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior. Já os sociais-democratas ficaram pelos 23,6% – mantendo assim uma distância de 14,4 pontos do PS.

O Chega, partido liderado por André Ventura, atingiu no último mês do ano 7,7% das intenções de voto, enquanto o Bloco de Esquerda ficou pelos 7,3%. Assim, o Chega passou a ser a terceira força política em Portugal.

A queda do partido liderado por Catarina Martins tem-se já verificado desde o voto contra o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Por outro lado, o Chega não foi o único partido da direita a crescer. A Iniciativa Liberal está à frente do CDS e do PAN com 4,5%

– uma subida de 1,2 pontos percentuais face à sondagem anterior.

A queda mais expressiva foi do PAN, que conseguiu 3,4% das intenções de voto e voltou a ficar atrás da CDU – que tem 5,4% das intenções de voto.

A sondagem revela ainda que o PS tem praticamente a mesma percentagem que toda a direita junta, já que o Chega, Iniciativa Liberal, PSD e CDS somam 39% das intenções de voto.

Só Costa tem nota positiva

António Costa reforça a sua imagem com 3,3 pontos numa escala de 1 a 5, sendo o único líder com uma média positiva.

O único líder que, além de António Costa, sobe na sondagem é André Ventura, que ficou com 2,2 pontos.

Catarina Martins desceu de 3 para 2,7 pontos, ficando, assim, na terceira posição, atrás de Rui Rio, que recebe uma pontuação de 2,9 pontos, e de André Silva, líder do PAN, que está com 2,8 pontos. João Cotrim de Figueiredo também tem uma nota de 2,7 pontos.

[sc name=”assina” by=”Maria Campos, ZAP” url=”” source=””]