France Diplomatie

O jornal satírico francês anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro ano depois do atentado à sua redação em janeiro passado, que provocou 12 mortos.

Naquele que é o último dia do ano de 2015, o Charlie Hebdo aproveitou para anunciar que a 6 de janeiro, véspera do primeiro aniversário do atentado, vai lançar uma edição especial para assinalar a data.

Com 32 páginas, esta edição, com quase um milhão de exemplares, vai ter uma seleção de caricaturas dos cartoonistas que morreram no ataque e dos que atualmente integram a redação, assim como mensagens de apoio.

Este gesto pretende assinalar o atentado à redação da publicação em janeiro passado, quando dois homens armados provocaram a morte de 12 pessoas. Este ataque ocorreu depois do jornal satírico ter publicado um número no qual o protagonista era o profeta Maomé.

O Charlie Hebdo afirmou que já recebeu muitas encomendas deste número especial por parte de outros países, nos quais se inclui a Alemanha com um pedido de 50 mil exemplares.

Este anúncio ocorre num momento em que o continente europeu vive em constante receio por causa da ameaça terrorista levada a cabo pelo Estado Islâmico, sobretudo depois dos ataques em Paris.

Bruxelas, por exemplo, já cancelou as festas previstas para celebrar a passagem de ano, devido à possibilidade de um eventual atentado na capital.

ZAP / ABr