André Kosters / Lusa

A partir de 1 de agosto, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai alterar a forma de pagamento de juros nos depósito a prazo e poupança. Com esta atualização, o banco vai deixar de pagar os juros inferiores a um euro.

“A Caixa vai atualizar em baixa, a partir de 1 de agosto, as taxas de juro dos depósitos poupança. Esta alteração produzirá efeitos na data de renovação”, lê-se numa nota enviada aos clientes com depósitos poupança.

Além de reter os juros com valor inferior a um euro, a CGD vai também implementar um corte de 70% nos juros que paga em depósitos poupança. Assim sendo, os juros semestrais passam de 0,05% para 0,015%.

Com isto, o banco público português pretende redirecionar os clientes para as contas-pacote.”Tendo em conta o contexto de mercado que se vive, a CGD tem vindo a reforçar a proposta de valor para os clientes detentores de Contas Caixa, bem como a criar oportunidades para que os clientes realizem uma maior diversificação das suas carteiras

, seja através do investimento em seguros financeiros, fundos ou PPR”, explicou o banco ao semanário Expresso.

Esta alteração no pagamento dos juros leva a que os depósitos tenham um valor superior a 6.666 euros para que haja pagamento de um juro semestral. Segundo o ECO, a redução dos juros já seria esperada, tendo em conta que também o Banco Central Europeu mostrou disponibilidade para baixar ainda mais as taxas de forma a promover o crescimento económico.

“A menor capacidade de remuneração de depósitos e poupanças pelo setor bancário assenta na necessidade de ajustamentos progressivos de modo a assegurar a sustentabilidade do setor, no atual contexto”, justificou a Caixa.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]