Manuel de Almeida / Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno
O ministro das Finanças está disposto a pedir a demissão se for constituído arguido no caso dos bilhetes do Benfica e da isenção de IMI concedida a uma empresa dos filhos de Luís Filipe Vieira.
O tema já terá sido discutido entre Mário Centeno e António Costa. Segundo revela esta segunda-feira o Correio da Manhã, na conversa, o ministro das Finanças terá colocado à disposição o lugar caso venha a ser constituído arguido pela prática do crime de “recebimento indevido de vantagem”.
Este seria o mesmo ilícito pelo qual os ex-secretários de Estado Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira foram constituídos arguidos, depois de aceitarem o convite da Galp para ver um jogo da Seleção durante o Europeu de 2016 em França. Pelo que, a decisão de Centeno está de acordo com o histórico das decisões passadas do Governo.
Confrontado com a questão, o Ministério das Finanças não fez qualquer tipo de comentários, alegando segredo de justiça.
O ministro da Administração Interna, por sua vez, disse não haver “qualquer problema” e afirmou ainda que o atual Governo se rege pelo cumprimento escrupuloso das regras democráticas.
Segundo o Expresso, recebimento indevido de vantagem é o crime de que Mário Centeno é suspeito e que constava nos mandados de busca
que levaram inspetores da PJ e magistrados da 9ª secção do DIAP de Lisboa ao Ministério das Finanças. Este crime é punível com um máximo de cinco anos de prisão.No início do ano já tinha sido noticiado que o Ministério Público estava a averiguar se a “cunha” metida pelo ministro das Finanças contribuiu de alguma forma para a isenção de IMI dada pela Câmara de Lisboa a Tiago Vieira, filho do presidente do clube da Luz.
É esta situação que estará agora em causa. Um email do filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, para o pai, Luís Filipe Vieira, levantou a suspeita de que o ministério das Finanças poderia ter influenciado a isenção de IMI num empreendimento da Realitatis – Investimentos Imobiliários S.A – que tem a filha do líder encarnado como presidente.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
A ser verdade é caso para se dizer, que no melhor pano cai a nódoa...