Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno reagiu às críticas ao Orçamento do Estado para 2020 de Rui Rio, alegando que o líder social democrata “ou não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de “fraude democrática” na proposta orçamental para 2020, apontando que só haverá excedente se não for executada a despesa que está inscrita no documento.

Por outras palavras, Rio argumenta que ou o excedente orçamental de 2020 não é verdadeiro ou as contas de Centeno são uma “fraude democrática”.

“Ou aquilo que vai ser aprovado pela Assembleia da República vai ser executado e as contas não vão ter superávite, mas um pequeno défice, ou então há parte da despesa que, desde já e à partida, não vai ser executada para lá de outras cativações que o ministro das Finanças entenda fazer”, afirmou Rio, na sua intervenção antes do jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, em Lisboa.

Em resposta, numa entrevista a ser publicada no semanário Expresso este sábado, Mário Centeno, ataca o líder social democrata. “Ou o dr. Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas – ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado“, atirou o ministro das Finanças.

Centeno confessa ainda estar “perplexo” com o que ouviu de Rui Rio e disse que “uma fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional”.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]