(dr) Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da Polícia de Segurança Pública (SNCC/PSP)

A demora na aprovação do Orçamento do Estado para 2020 está a encher os parques de estacionamento da PSP com automóveis avariados.

Segundo o Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP, os carros estão avariados e não há ainda verbas para a manutenção, uma vez que não entrou ainda em vigor o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

À TSF, Carlos Meireles, presidente do sindicato, diz que são “dezenas e centenas” de carros e carrinhas paradas que se encontram, em crescendo, em parques das áreas metropolitanas, nomeadamente no Porto, Setúbal ou Sintra

.

Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), confirma o cenário, dizendo que “se for a alguns locais os parques estão cheios de viaturas por reparar”, por vezes com pequenas avarias baratas de resolver.

Além disso, à mesma rádio detalha que a falta de viaturas é transversal a vários serviços, havendo várias divisões da PSP nas grandes cidades que não têm disponível uma única carrinha para as Equipas de Intervenção Rápida. Em Lisboa, por exemplo, há ainda casos de um carro patrulha usado por duas ou três esquadras.

Ainda que a principal razão seja o uso intensivo das viaturas, ambos admitem que o cenário se agravou no final de 2019 e início de 2020 – e as explicações que lhes têm sido avançadas passam pela demora na aprovação do Orçamento do Estado que obriga a gerir o Orçamento policial em duodécimos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]