A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) arquivou o processo de inquérito em torno da censura efectuada pelo canal Panda Biggs a várias cenas da série infanto-juvenil “Sailor Moon Crystal”, incluindo a remoção de um beijo homossexual entre duas personagens femininas.
Este processo teve por base queixas apresentadas à Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) em 2016, quer por espectadores do canal, quer pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O caso teve por base a série “Sailor Moon Crystal 3” que tem como alvo um público entre os 8 e os 14 anos e na qual as personagens Haruka e Michiru são namoradas.
O BIGGS optou por cortar um beijo entre as duas raparigas, bem como por retirar cenas onde se falava da questão da identidade de género, já que Haruka gosta e tem aparência e comportamento que se costumam associar aos rapazes.
O canal infanto-juvenil alegou que a retirada das imagens se deveu ao facto de estas poderem “não ter o melhor acolhimento” entre as crianças e jovens que vêem a série, cita o Público, com base na decisão da ERC.
Cerca de um ano e meio depois das queixas, a ERC dá razão ao BIGGS, arquivando as queixas contra o canal por entender que “não resultava dessa situação qualquer apelo à discriminação em razão da orientação sexual, ou alguma forma de veicular má informação para o público telespectador”, conforme se lê na decisão final.
A entidade reforça a ideia defendida pelo BIGGS de que as temáticas censuradas seriam “desadequadas ao público jovem”, admitindo também a ideia de que o canal tem “a liberdade de escolher os programas que transmite”.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Isto de as minorias comandarem e regrarem as maiorias... é um absurdo!... se 99% dos portugueses sao heteros deve ser a vontade destes a respeitar!.. mas em Portugal vive se uma democracia estranha!