Tornar mais percetível a diferença entre o tempo letivo e as atividades extracurriculares do primeiro ciclo é a proposta apresentada, esta terça-feira, pela CDU.
A vereadora comunista na Câmara Municipal do Porto vai propor, de acordo com o Jornal de Notícias, ao executivo municipal que recolha informação sobre as ofertas de ocupações de tempos livres nas escolas básicas e que responda a situações “mais urgentes”, explicou Ilda Figueiredo.
Numa altura em que “os pais têm, muitas vezes, horários de trabalho longos e desregulados, é preciso encontrar respostas” para os tempos livres das crianças e dos jovens. A CDU destaca a “grande desigualdade” de respostas, quer nas AEC, quer na Componente de Apoio à Família (CAF), revelando que algumas escolas não têm oferta pública e privada para a CAF.
A comunista quer que a Autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, se empenhe em encontrar soluções para as situações “mais urgentes”
, nomeadamente nas zonas da cidade onde as respostas públicas e associativas “mais escasseiam”.Para Ilda Figueiredo, apesar de se tratar de uma proposta de âmbito nacional, que necessita de “apoio do Governo”, algumas mudanças poderão “surgir ainda no próximo ano letivo”.
A vereadora Ilda Figueiredo acredita ser possível fazer já alguma coisa, lembrando a disponibilidade financeira que a câmara tem. “A autarquia tem, felizmente, alguma disponibilidade financeira, assim a queira usar nesta prioridade”, disse, defendendo a criação, de uma forma gradual, de uma “resposta de qualidade” com vista à criação de um “verdadeiro programa” de ocupação de tempos livres.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Propostas NADA!!