Um documentário exibido num canal de televisão italiano está a alarmar católicos e não católicos por todo o mundo. Isto porque recupera as declarações do Papa Francisco que disse ter a “sensação” de que vai ficar por “pouco tempo” no lugar de Sumo Pontífice.
“Papa Francesco: come Dio comanda” (“Papa Francisco: como Deus ordena” na tradução para português) é o título do documentário que foi exibido, neste domingo, em Itália, pelo canal Sky Atlantic.
Feito no âmbito dos 80 anos do Papa que se assinalam no próximo sábado, dia 17 de Dezembro, o filme em torno de Francisco recupera uma declaração que fez no ano passado, numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, onde disse ter “a sensação” de que só ficaria “quatro ou cinco anos” como Papa.
“Tenho a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, disse Francisco.
A recuperação destas palavras, assinalada por diversos órgãos de informação, está a alarmar católicos, e não só, de todo o mundo, até porque, em Março de 2017, completar-se-ão quatro anos do Pontificado do Papa Francisco.
No documentário de Diana Ligorio e de Salvatore Mazza, realizado com a batuta do Padre jesuíta Antonio Spadaro, director da revista Civilità Cattolica, mostra-se um lado mais pessoal do Papa com recurso a imagens amadoras, registadas através de telemóveis, e reúnem-se declarações feitas por Francisco.
O Papa revela, por exemplo, como lhe custou a mudança de hábitos quando foi para o Vaticano e fala do desejo de “poder sair um dia, sem que ninguém [o] reconhecesse, e poder entrar numa pizzaria para comer uma pizza”.
Francisco também diz que a Igreja precisa de uma reforma, por estar demasiado agarrada a velhas tradições, e queixa-se do apertado protocolo do Vaticano.
“Tenho milhares de problemas com o protocolo cerimonial, mas tenho que o respeitar. Sabe a diferença entre o terrorismo e o protocolo cerimonial? Pode negociar-se com o terrorismo“, salienta o Papa numa declaração que está a ser criticada por alguns, nomeadamente por insinuar que se pode negociar com terroristas.
ZAP
Será que isto também é uma noticia falsa?... Eu sigo os conselhos do nosso Papa e não quero ter nada a ver com coprofilia... O Papa considera que lerem notícias falsas é como sentirem-se sexualmente atraídos por excrementos (coprofilia)... Não admira que o representante de Cristo na terra deseje ir embora depois dessa analogia sórdida e de profundo mau gosto... Mas qual será o receio desses senhores poderosos no mundo, com aquilo que chamam de "notícias falsas"?... Quem são eles para dizer o que é ou não é falso? Os réus nos tribunais também costumam dizer que as acusações contra eles são todas "falsas"... Mas serão realmente falsas? Quem nos pode garantir o que é a verdade neste mundo, se, hoje em dia, todos possuem esqueletos no armário!?!!!... Que dilema de excremento!..