Um casal de pinguins homossexual vai adotar um pinguim e criá-lo “sem género”. A notícia é avançada pelo aquário de Londres que explica que esta cria será criada sem ser macho nem fêmea.

O pinguim bebé está a ser criado por duas pinguins, Rocky e Marama, que receberam o óvulo para aliviar a mãe biológica da pressão de criar dois filhotes. De acordo com a CNN que cita o Sea Life London, este será “o primeiro pinguim do mundo a não ter seu género atribuído”.

Os especialistas no aquário dão normalmente nomes aos pinguins recém-nascidos com um género associado, mas, neste caso, “decidiram que era mais natural que o filhote crescesse e se tornasse um adulto maduro sem género, o que é normal na natureza até que amadureçam”, disse o aquário em comunicado.

O pinguim foi equipado com uma etiqueta roxa para que possa ser identificado. Rocky e Marama tiveram a responsabilidade de criar este pinguim após se terem mostrado um “casal íntimo” nas últimas seis estações reprodutivas e provaram que eram capazes de criar um ninho para criar um pinguim bebé.

O pinguim pode mais tarde ser incorporado no programa de criação da Sea Life London. O sexo será determinado “pela sua biologia”, acrescentou o aquário.

Segundo Gemma Clucas, investigadora no Laboratório de Ornitologia de Cornell, os pinguins macho e fêmea exibem poucas diferenças além das características biológicas, o que exige muita observação, pois é “difícil” para distinguir.

“Os dois sexos nos pinguins comportam-se de maneira muito semelhante“, disse à CNN. “Parecem quase idênticos um ao outro. Comportamentalmente, agem de forma muito semelhante, principalmente em termos de reprodução – machos e fêmeas investem de maneira igualmente igual na criação das crias”.

Rocky e Marama não são os primeiros pais do mesmo sexo de pinguins bebé. Em agosto, dois pinguins-rei de um jardim zoológico de Berlim adotaram um ovo. Outros jardins zoológicos em Londres, Sydney e Nova Iorque também tiveram casais de pinguins do mesmo sexo.

No Oceanário de Sydney, Sphen e Magic, um casal homossexual de pinguins recebeu em outubro de 2018 um membro na sua família. Sphengic nasceu no dia 19 desse mês, tornando-se uma estrela no oceanário.

Os pinguins do Gentoo têm estado “quase ameaçado” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, como resultado das mudanças climáticas que afetam os seus hábitos de alimentação e nidificação.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]