A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana.
A informação é avançada esta semana pelo portal Axios, que cita fontes da Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A cidadania por nascimento, recorde-se, é garantida pela 14.ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, criticada já várias vezes por Trump. No ano passado, o Presidente dos Estados Unidos considerou a cidadania por nascimento “francamente ridícula“.
De acordo com os média internacionais, as medidas em cima da mesa têm como objetivo endurecer os requisitos para obter o visto do “Tipo B”, licença emitida para viagens turísticas e negócios a curto prazo.
Caso as restrições sejam aprovadas, o Departamento de Estado norte-americana pode passar a negar este tipo de vistos se suspeitar que a requerente pretende dar à luz nos Estados Unidos para que o seu filho obtenha a cidadania.
“Esta mudança visa abordar os riscos de segurança nacional e a aplicação da lei associada ao turismo de parto”, disse a fonte ao portal Axios.
A mesma publicação sugere que as alterações agora reveladas podem estar relacionadas com a política de migração de Trump. O Presidente dos EUA fez da repressão à migração uma das suas principais bandeiras durante a sua campanha eleitoral
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
E não é que u Trump tem razão?