Esquerda.Net / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, acha que o cartaz “saiu ao lado” e “foi um erro”.

O cartaz “Jesus também tinha dois pais”, lançado pelo Bloco de Esquerda para assinalar a aprovação da adopção por casais do mesmo sexo, está a incomodar até no seio do próprio partido e Marisa Matias assume que foi “um erro”.

A candidata presidencial bloquista considera na sua página do Facebook que o cartaz “saiu ao lado da intenção que se pretendia” e diz que “foi um erro”.

Uma ideia que defendeu na resposta a um utilizador da rede social que lhe perguntou o que ela achava do cartaz, num tópico onde a eurodeputada partilhou uma foto do concerto de Sérgio Godinho e de Jorge Palma no Coliseu.

Até ao momento, mais nenhuma figura do Bloco de Esquerda (BE) se manifestou relativamente ao cartaz, mas os média atestam que está a causar desconforto entre vários deputados do partido.

Marisa Matias / Facebook

O ex-líder do BE, Francisco Louçã, assumiu no entanto, no seu espaço semanal de opinião na SIC Notícias, que a ideia “não foi oportuna”, defendendo que o assunto da adopção por casais homossexuais “não deve atravessar-se sobre a religião”.

Elementos da Igreja Católica consideram o cartaz ofensivo e até mentiroso – como defende nomeadamente o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, em declarações ao DN.

Ao veicular a ideia de que Jesus foi criado por dois pais, o cartaz “falseia uma verdade” e “desqualifica quem a propaga”, salienta D. Manuel Clemente.

Há ainda quem defenda que o cartaz é sexista

por esquecer o papel de Maria na educação de Jesus.

Entre os partidos de esquerda, impera um ensurdecedor silêncio, ditado por uma aliança que pode soçobrar ao mínimo detalhe. Mas a Direita não perde a oportunidade para atacar o BE.

Do lado do PSD, o deputado Fernando Negrão diz que o cartaz é “lamentável naquilo que traduz de desrespeito pelas crenças religiosas“.

Já pelo CDS-PP, o deputado Pedro Mota Soares fala de uma “ofensa gratuita à sensibilidade de muitos portugueses, crentes ou não crentes”.

Entretanto, um grupo de jovens católicos criou uma petição na Internet reclamando um “pedido de desculpas” do BE  “a todos os portugueses” por considerarem que o partido teve o claro “propósito de ofender a comunidade católica portuguesa”.

Pelas redes sociais, o assunto continua a causar muito burburinho e, se há quem se manifeste indignado com o Bloco, alguns preferem brincar com a situação, havendo já inúmeras paródias ao cartaz original a correr na internet, com versões para todos os gostos.

Jesus Também / Facebook

Novo cartaz do BE!

Posted by Miguel Mendonca on Friday, February 26, 2016

SV, ZAP