Kai, abandonado com uma mala com os seus pertences
Kai, abandonado com uma mala com os seus pertences

A Sociedade Protetora dos Animais da Escócia está a tentar localizar o dono de um cão que foi abandonado numa estação de comboios com uma mala com os seus pertences.

O animal, resultado de cruzamento de shar-pei com outra raça, foi encontrado amarrado à vedação do lado de fora da estação central de Ayr, no sudoeste da Escócia, na última sexta-feira, 2 de janeiro.

A mala trazia o travesseiro do cão, um brinquedo, uma tigela de comida e a ração.

A Scottish SPCA localizou o dono anterior do cão através de um microchip preso ao corpo do animal, mas o individuo em causa alega que vendeu o cão em 2013 a outra pessoa, cujos detalhes ainda não são conhecidos.

O inspetor de polícia Stewart Taylor explicou que através do microchip foi possível descobrir que o nome do cão é Kai.

“Contatámos o dono registado do microchip, que declarou que tinha vendido o Kai no site de classificados online Gumtree, em 2013”, conta Taylor. “Infelizmente, os antigos donos não têm a morada da pessoa que comprou Kai”.

“Incidente cruel”

Taylor afirmou que o caso lança luz sobre os potenciais malefícios de vender um animal na Internet.

O agente revela que muitos compradores são pessoas que agem sob impulso e desconhecem as características dos animais que adquirem.

“Independentemente do facto de o Kai ter sido deixado com os seus pertences, trata-se de um incidente cruel e queremos identificar o responsável por este delito”.

“Se alguém puder ajudar-nos, pedimos que entre em contacto o mais rapidamente possível”.

“Kai tem dois a três anos e é um cão amável e muito dócil, vamos tomar conta dele até lhe encontrarmos novos donos”, diz Taylor.

Na Escócia, abandonar um animal é crime punível por lei.

ZAP / BBC