Uma campanha que visa fazer regressar os jovens que deixaram Portugal, em busca de melhores condições profissionais no estrangeiro, arranca, nesta segunda-feira, no Porto, com o lançamento de centenas de balões com leds.

Uma “forma simbólica” de “levar uma mensagem a cada um dos jovens que está fora de Portugal”, conforme constata o presidente da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida, em declarações à TSF.

A campanha “Empreender 2020 – Regresso de uma Geração Preparada”, lançada pela Fundação da Associação Empresarial de Portugal, visa “ajudar a criar condições para o regresso dos jovens que abandonaram o país à procura de emprego e promover o empreendedorismo”, destaca Paulo Nunes de Almeida.

Este elemento lembra na TSF que “mais de 43 mil jovens saem do país”, todos os anos, dos quais “26 mil são licenciados”. “Segundo dados da OCDE, cada jovem licenciado custa 100 mil euros ao país

“, aponta ainda o presidente da Fundação AEP.

“Muitos destes jovens são altamente qualificados, criaram redes de conhecimentos e querendo regressar podem ser uma mais-valia para o país“, destaca, concluindo que é preciso “saber quem são, o que fazem” e depois, “desenvolver um modelo para os acolher e criar condições para que possam regressar”.

Mas, antes disso, a campanha arranca com o “lançamento de centenas de balões verdes e brancos, iluminados com leds“, atesta a TSF, num evento marcado para esta segunda-feira, às 18:30 horas, junto à Reitoria da Universidade do Porto.

ZAP