Os produtores de batata nacionais também estão a ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. Tudo porque os constrangimentos relacionados com a infeção levaram a uma diminuição do consumo e a um travão nas exportações.
“A pandemia afectou muito a restauração e a hotelaria e também desorganizou a exportação para a Europa, que está parada”, lamenta ao Correio da Manhã (CM) o técnico da organização de produtores Hortapronta, Humberto Bizarro.
Os produtores estão, assim, a ter dificuldades no escoamento de batata
. Além disso, os preços estão muito baixos.“É uma calamidade, andamos meio ano a produzir para perdermos dinheiro“, queixa-se ao CM o produtor Joaquim Maria, frisando que o preço por quilo “não vai além de dez a doze cêntimos” quando devia estar “acima de vinte cêntimos, para deixar alguma margem” para os “pequenos agricultores”. “Também precisamos de comer e não só”, refere o produtor.
O presidente da Porbatata – Associação da Batata de Portugal, Sérgio Ferreira, constata no mesmo jornal que a batata nacional “é muita e de qualidade”.
Sérgio Ferreira apela ao consumo, frisando que a batata “é uma excelente fonte de nutrientes” e “muito saudável”, além de oferecer muita versatilidade na hora de ser “cozinhada”.
Espera-se que Portugal produza 450 mil toneladas de batata neste ano.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
A 10/12 centimos por kilo e nos supermercados está a 1€.... É uma vergonha e uma autêntica chulice.