Beber café tem sido associado a uma série de benefícios, como uma vida útil mais longa e uma diminuição do risco de doenças como depressão, ataques cardíacos e certos tipos de cancro.

Porém, segundo um novo estudo, o consumo de duas ou mais chávenas de café ou chá por dia pode aumentar o risco de desenvolver cancro no pulmão.

Os autores deste trabalho fizeram uma avaliação de 17 estudos diferentes realizados nos Estados Unidos e na Ásia, nos quais o consumo das duas bebidas estava relacionado ao cancro do pulmão. Os estudos analisados foram baseadas em pessoas que não fumavam e em fumadores diagnosticados com a doença.

Como o consumo de café e chá está intimamente relacionado aos hábitos dos fumadores, estudos anteriores podem ter produzido resultados inconsistentes, diz o novo estudo, realizada por uma equipa internacional de cientistas apresentada na conferência anual da Associação Americana para Pesquisa do Cancro.

O principal autor desta nova análise, Jingjing Zhu, da Universidade de Vanderbilt (EUA), indicou que nas investigações anteriores não foi distinguido o que causou o desenvolvimento do cancro de pulmão.

A avaliação descobriu que pessoas que não fumavam, mas bebiam duas ou mais chávenas de café por dia, tinham 41% mais probabilidade de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que não bebiam a bebida.

Da mesma forma, não-fumadores que consumiram duas ou mais chávenas de chá por dia tinham 37% mais probabilidades de desenvolver cancro do pulmão do que aqueles que não bebiam chá.

O risco foi semelhante para todas as idades e raças e para todos os tipos de café. De faxto, o café descafeinado foi associado 15% mais propenso a causar a doença do que o café com cafeína.

Nesse sentido, os autores do novo trabalho sugerem que a cafeína não é o gatilho para o cancro de pulmão, mas há algo no processo de torrefação de café que impulsiona a ligação entre beber e o risco de sofrer da doença.

Outras conclusões sobre o café apresentados na reunião foram mais reconfortantes: beber café não foi associado a um aumento do risco de glioma ou cancro colo-retal em homens e mulheres nem foi associado com cancro de bexiga ou carcinoma de células renais em fumadores do sexo masculino.

Descobriu-se que o café está associado a um menor risco de cancro de mama em mulheres na pós-menopausa e chá com menor risco de glioma em mulheres. Em homens e mulheres, o café descafeinado foi associado a um menor risco de cancro colo-retal.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://www.livescience.com/65136-coffee-lung-cancer.html” source=”Live Science” ]