Um café na Grécia abre as portas durante a noite e funciona como abrigo para que os cães vadios não sofram com o frio do inverno.

O café “Hott Spott”, situado em Mytilene, na ilha grega de Lesbos, está a ser falado um pouco por todo o lado (e pelas melhores razões), depois de uma fotografia partilhada nas redes sociais.

O estabelecimento, que encerra habitualmente às três da manhã, volta a abrir depois dessa hora para que os

cães vadios não durmam ao frio, conta o The Independent.

Antonis, um dos empregados do café, diz que a ideia começou desde o verão passado e que está até a ser um sucesso entre os clientes.

“Existem muitos cães nesta cidade. Quando o café fecha, os cães vêm e dormem aqui. Não vemos problema nisso. Desde julho que todas as noites temos um cão a dormir no sofá”, conta.

“Os clientes não veem problemas. Até se tornou uma espécie de hábito”, explica.

Durante este ano, estima-se que existem mais de um milhão de cães abandonados nas ruas de todo o país, muito por causa da crise económica pela qual a Grécia está a atravessar.

O professor de sociologia Eustratios Papanis, responsável por ter tirado a fotografia, afirmou que a chegada dos refugiados à ilha tem alterado a forma como a comunidade olha para os outros, tendo-se verificado um aumento de solidariedade.

“Os locais aumentaram os níveis de solidariedade com questões ambientais e humanitárias. A nova geração é mais sensível e mais bem informada”, afirmou.

ZAP