andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação a galopar e a escassez dos produtos básicos a obrigar muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste da Venezuela, que esta segunda-feira foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou outros 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando as cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isto acontece várias vezes durante o ano. No entanto, etsa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades económicas cujo problema das falhas elétricas só veio piorar.

A BBC refere que, faltando luz no mercado local, a carne tende a apodrecer. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata

. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, adianta que estes cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca, põe esta situação em perspetiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos a comer carne apodrecida. O problema reflete-se também nas morgues da cidade.

Wilfredo funcionário de uma morgue em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdómen chega até a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem a ponto de chegarem a explodir, sim.”

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45882976″ source=”BBC”]