JACC / FUGRO / EPA

Sondas detectaram um grupo de objetos no fundo do oceano Índico

As buscas pelo avião do voo MH370, da Malaysia Airlines, ainda não atingiram o seu objetivo, mas levaram a uma outra descoberta: uma embarcação naufragada no sul do oceano Índico.

Peter Foley, que lidera as equipas de buscas, diz que ter encontrado a embarcação foi “fascinante… Mas não é o que estamos à procura”.

O MH370 desapareceu no ano passado na rota entre Kuala Lumpur, capital da Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Não há rastos do avião desde então, nem qualquer explicação para o desaparecimento.

As equipas de busca têm-se concentrado numa área de 60 mil quilómetros quadrados na costa ocidental da Austrália, onde se acredita que a aeronave tenha caído.

Decepção

O navio naufragado foi encontrado quando um sonar detectou uma série de objetos a quase 4 km de profundidade.

As autoridades suspeitavam que não se tratava dos restos do avião, mas enviaram uma câmara submarina para investigar – e encontraram um navio de carga do século XIX, de acordo com Michael McCarthy

, arquéologo do Museu Marítimo do Leste Australiano.

“Sabemos de várias histórias de navios que afundaram no Oceano Índico; mas só dá para sabermos ao certo qual é este se tivermos uma lista completa dos navios que desapareceram”, afirmou à agência de notícias AP.

Em abril, as autoridades tinham informado que a área de buscas seria aumentada para o dobro se nada fosse encontrado na atual área.

“Obviamente, ficamos desapontados”, disse Foley. “Mas isso demonstrou que os nossos sistemas, o pessoal e os equipamentos estão a funcionar bem. Se houver destroços nesta área de buscas, vamos encontrá-los.”

ZAP / BBC