Uma empresa de investimentos dos Emirados Árabes Unidos está interessada em fazer a prospecção de ouro, prata, cobre, chumbo, zinco e ferro no Alentejo. O requerimento para o efeito já foi apresentado à Direcção-Geral de Energia e Geologia.

A Matsa A Mubadala & Trafigura apresentou dois requerimentos à Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) com vista à obtenção de licenças para a prospecção de minérios em duas regiões do Alentejo, conforme os dados publicados em Diário da República nesta segunda-feira, 4 de Março.

Num dos despachos, está em causa uma área denominada como “Portel” que está localizada nos concelhos de Portel, Vidigueira, Serpa, beja, Cuba, Alvito e Viana do Alentejo.

O outro requerimento abrange a área intitulada “Santiago“, localizando-se nos concelhos de Santiago do Cacém e de Grândola.

“Os interessados dispõem de 30 dias para apresentar quer reclamações fundamentadas quer propostas contratuais”, como explica o Jornal de Negócios.

A Matsa A Mubadala & Trafigura Company junta a empresa mineira espanhola Minas de Aguas Teñidas, S.A.U., (MATSA), a Mubadala Investment Company dos Emirados Árabes Unidos e a gigante mundial das matérias-primas Trafigura, especializada em petróleo, minerais e metais.

A empresa de investimentos é controlada por fundos públicos árabes e os seus tentáculos estendem-se a mais de 30 países, com intervenções em 13 sectores de actividade, como se destaca no site da Mubadala.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]