A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes.
Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, num futuro longínquo, vir a ser “engolido” por um buraco negro gigante.
Para sustentar esta afirmação, o astrónomo recordou o buraco negro recém-descoberto por astrónomos da América do Sul, cuja descoberta trouxe novos dados sobre quão grandes estes corpos podem ser. “Este [buraco negro recém-descoberto] é enorme, então talvez possam existir buracos negros ainda maiores“, explicou o cientista, dando conta que estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó.
Existem várias teorias físicas, segundo Whitehouse, que defendem que, num determinado momento no futuro, um buraco negro pode tornar-se suficientemente grande para absorver cada mais estrelas e, eventualmente, poderá “engolir” o Universo.
“Existem teorias que nos indicam que, possivelmente, num futuro muito remoto, tudo acabará num buraco negro, todo o Universo”, opinou Whitehouse.
Por isso, o cientista afirma que é importante investigar estes corpos celeste, uma vez que as suas propriedades físicas únicas permitem que os cientistas tenham uma “perspetiva diferente sobre o Universo e aquilo que este é capaz de criar”.
“Os buracos negros têm diferentes tipos de formas e tamanhos. Existem buracos negros do tamanho de um átomo. Por outro lado, no centro das galáxias, há buracos negros gigantescos que excedem o tamanho do Sol em mil milhões de vezes, são objetos fascinantes”, apontou ainda o cientista.
Os buracos negros são tão densos que criam uma força gravitacional capaz de capturar a luz – nada lhes consegue escapar. Contudo, esta incrível massa também deforma o tempo e o espaço nas suas imediações. De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2019081414385502-buraco-negro-supermassivo-pode-engolir-todo-o-universo-alerta-astronomo/” source=”SputnikNews” ]
Todo mundo revoltado com Bonossauro kkskkskskkk