Twitter

Dinheiro de esquema em pirâmide escondido em colchão.

As autoridades norte-americanas apreenderam 20 milhões de dólares (18,6 milhões de euros) em notas que estavam escondidos debaixo de um colchão. O dinheiro será proveniente do esquema fraudulento em pirâmide da TelexFree que também prejudicou várias pessoas em Portugal.

O Ministério Público dos EUA divulgou imagens com os maços de notas apreendidos durante as buscas efectuadas num apartamento em Westborough, no estado do Massachusetts.

O dono do imóvel, o cidadão brasileiro Cléber Rene Rizerio Rocha, de 28 anos, foi detido e acusado do crime de lavagem de dinheiro.

O Departamento de Justiça dos EUA acredita que o dinheiro está relacionado com um esquema em pirâmide alegadamente posto em prática pela empresa TelexFree, com sede no Massachusetts.

A empresa disponibilizava serviços de comunicações telefónicas através da Internet, mas, na verdade, recorria a técnicas de marketing agressivo

para angariar promotores que tinham que pagar uma jóia, a título de inscrição e de garantia de futuros lucros elevados.

Estes promotores, por seu turno, tinham que angariar outras pessoas para o esquema, com o intuito de recuperarem o seu dinheiro.

O esquema em pirâmide terá começado a ser posto em prática em 2012, afectando várias pessoas em diversos países do mundo, incluindo em Portugal.

A Rádio Renascença adianta que os portugueses envolvidos no negócio perderam valores da ordem dos 50 milhões de euros, sendo a maioria destes lesados residentes na Madeira.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]