Mário Cruz / Lusa

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, disse ao Expresso que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) distribuiu aos bombeiros kits de proteção contra o Covid-19 “incompletos”.

O kit em causa tinham sobretudo batas e óculos, não havendo luvas e máscaras, disse Marta Soares ao semanário Expresso, lamentando que o material tenha sido “entregue em sacos de plástico do lixo” e “tarde e a más horas”.

“A resposta institucional revela uma falta de responsabilidade inacreditável”, considerou o presidente da Liga dos Bombeiros, dando conta que “os bombeiros só querem cumprir o seu acordo social e ter condições para trabalhar”. Estes profissionais, nota o jornal, asseguram 85% do serviço de emergência médica do INEM.

Ao Expresso, a ANEPC garantiu que já estão a ser distribuídos os kits completos pelas direções regionais, que os farão chegar às associações de bombeiros voluntários.

A autoridade diz que esta situação suge depois de ter havido “um impasse inicial porque as máscaras entregues pelo fornecedor não cumpriam os requisitos”.

O novo coronavírus oriundo da China já infetou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo, segundo números avançados pela agência Reuters.

O último relatório da Organização Mundial de Saúde, com dados reportados pelas autoridades nacionais até às 9h00 da manhã de quinta-feira, já referia 95.333 casos em 85 países e territórios e 3282 mortes.

Até agora, Portugal regista 13 casos confirmados.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]