Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, numa entrevista a vários jornalistas que está a ser emitida em direto na página de Facebook do Presidente.

“Estou bem, estou normal, em comparação a ontem [segunda-feira], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei”, disse Bolsonaro, adiantando também que já tomou hidroxicloroquina.

A confirmação já foi feita oficialmente pelo ministério da Comunicação Social. “O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O Presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, lê-se no comunicado.

Em declarações aos jornalistas, Bolsonaro garantiu que estava bem. “Eu estou muito bem, estou até com vontade de dar uma caminhada. Não o vou fazer por recomendação médica, mas estou muito bem”, disse. Além disso, Bolsonaro disse que vai continuar a trabalhar. “Vou ficar despachando por videoconferência”, disse.

No final da conferência de imprensa, Bolsonaro deu alguns passos atrás, afastando-se dos jornalistas e tirou a máscara. “Eu estou bem tranquilo, graças a Deus, tudo em paz”, disse. “Aos que criticaram, não tem problema, podem continuar criticando à vontade. Afinal de contas, nós preservarmos a liberdade de expressão que entendemos como um dos pilares da nossa democracia”.

Bolsonaro fez ainda um apelo para que a população mais idosa tenha cuidado com o vírus e deixou uma mensagem de tranquilidade aos mais jovens. “Vamos tomar cuidado, em especial os mais idosos, que têm comorbilidade. Aos mais jovens: tomem cuidado, mas, se forem acometidos pelo vírus, fiquem tranquilos porque, para vocês, a possibilidade de algo mais grave é próxima de zero”, disse.

Esta segunda-feira, o governante afirmou ter sintomas da covid-19, tendo-se submetido a um novo exame para eventual deteção da doença e cancelado compromissos devido às suspeitas de infeção. A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado em declarações a apoiantes, em Brasília.

Jair Bolsonaro apresentou febre de 38ºC, tendo sido atendido no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez o teste à covid-19 e o exame ao pulmão. A CNN Brasil detalha que o Presidente brasileiro registou 96% de taxa de oxigenação no sangue.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz o teste à covid-19. Terá feito pelo menos três exames, usando os pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade

Quanto à doença, Jair Bolsonaro já a rotulou como “gripezinha” e “histeria”. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria de me preocupar”, disse em meados de março, acrescentando que em caso de infeção “nada sentiria ou seria, quanto muito, uma gripezinha ou um resfriado”.

O Brasil totaliza esta segunda-feira 65.487 vítimas mortais e 1.623.284 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, informou o Governo brasileiro.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]