Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, escolheu o português Alcides Martins para o cargo de Procurador-Geral da República do Brasil, segundo o Diário de Notícias.

Alcides Martins, de 70 anos, é a escolha de Bolsonaro para substituir Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República do Brasil, escreve o diário esta sexta-feira.

O português desempenha atualmente funções como procurador-geral adjunto e é vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Nascido em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, Alcides Martins vai assumir o cargo de forma interina, por lei, a partir de 18 de setembro.

O jornal brasileiro O Globo dá conta que Bolsonaro pretende manter o português indefinidamente, uma vez que Alcides Martins “é tudo o que [Jair] Bolsonaro sempre quis: ultracatólico

, conservador e discreto”.

“Procuradores lembram à reportagem que, em encontros da categoria, o procurador-geral adjunto, que é português, costuma puxar orações mas sempre de forma respeitosa”, escreve a colunista do portal UOL Constança Rezende, citada pelo DN.

Bolsonaro tinha apresentado outros nomes, como o de Antonio Carlos Martins Soares, que causou desde logo polémica pelo escolhido ser considerado próximo da família presidencial.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]