Ricardo Stuckert / Instituto Lula
O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Lula da Silva afirmou, na primeira entrevista televisiva que fez a partir da televisão, que Jair Bolsonaro é “doente” e que a corrupção “não atrapalha a economia”.
Na sua primeira entrevista televisiva que fez a partir da prisão, Lula da Silva avalia o início de mandato de Jair Bolsonaro como “extremamente desastroso”, acusa-o de “não compreender as coisas” e de ser “doente”.
“Ele acaba de fazer um decreto a acabar com os conselhos populares criados a partir da Constituição de 1988. Defende barbaramente um estado armado e policialesco. Na cabeça dele, acha que as armas resolvem os problemas de toda a gente. Acaba autorizar que um fazendeiro pode usar arma e atirar em quem quiser. Acha que o problema do Brasil se resolve com armas, mas o problema do Brasil resolve-se é com livros, com escolas”, afirmou o antigo presidente brasileiro, em entrevista à BBC.
Para Lula, o juiz Sérgio Moro – que conduziu a Operação Lava Jato – chegou ao Governo de Bolsonaro como recompensa por tê-lo mandado prender. “Um juízo de 1ª instância fazer todos os desatinos que o Moro fez… ele fornecia à imprensa informações em primeira mão do jeito que entendia, a imprensa transformava a mentira do Moro em verdade e aí já se está condenado”, acusa Lula da Silva, referindo-se a uma gravação de uma conversa entre Moro e Dilma Rousseff.
Por estes motivos, Lula considera que Sérgio Moro não continuará muito tempo ao lado de Bolsonaro no poder. “Ele não nasceu para isto. Nasceu para se esconder atrás de uma toga e ficar a ler o Código Penal. Ele tem de se submeter a debate. Eu, por exemplo, adoraria, quando saísse daqui, fazer um debate com ele sobre os crimes que cometi.”
Mas os insultos estenderam-se também ao atual Presidente brasileiro. “Bolsonaro, em vez de só dizer porcaria, devia dizer: ‘Eu vou sair daqui a ser melhor que o Lula. Vou fazer universidades, vou investir em ciência e tecnologia, vou fazer mais casas'”.
“Corrupção tem peso, mas não ao ponto de atrapalhar”
Questionado sobre a corrupção que assola o país, Lula da Silva nega as acusações. “Não acredito que o Moro e o juiz que me condenou durmam com as consciência tranquila com que eu durmo.”
“Sou um homem que estou muito tranquilo com a minha consciência. Só me tenho a mim e a esse povo maravilhoso lá fora. Quando provar a minha inocência, posso morrer tranquilo. Vou lutar para que os setores progressistas da sociedade voltem a governar esse país. Não é possível viver com a quantidade de mentira com que nós vivemos”, afirmou.
No entanto, o ex-presidente brasileiro considera que a corrupção não é um problema grave: “acho que a corrupção tem um peso, mas não ao ponto de atrapalhar o crescimento da economia do Brasil”.
“O que atrapalha mesmo o crescimento da economia do Brasil é que o Brasil nunca pensou efetivamente em se desenvolver. O Brasil contentou-se em ser o que é: um país para 35 milhões e o resto que sejam número. Todos os mecanismos de combate à corrupção foram feitos nos meus oito anos e nos quatro da Dilma. Tudo!”, rematou.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Kkkkk..Bolsonaro é meio grosso , mas de que doença o larápio fala?
E quanto espaço ainda tem esse picareta chamado lula...